Exame de fezes

A maioria das pessoas não imaginam a importância da administração de um protocolo correto de vermifugação. Vermes intestinais, dependendo do grau de parasitismo, podem matar. Os animais estão constantemente em contato com o chão....eles deitam, comem e dormem no chão constantemente. Vermifugação correta é essencial! Todo cuidado é pouco.
*
Os exames de fezes servem, basicamente, para revelar a presença de vermes intestinais e também para identificá-los. São exames muito utilizados dentro da rotina clínica veterinária.
*
As amostras fecais devem ser coletadas diretamente do reto ou das fezes recém eliminadas no solo, descartando-se a parte que esteve em contato direto com o chão. A amostra deve ser acondicionada preferencialmente em coletores universais de tampa-rosca e imediatamente enviada ao laboratório (para acondicionar a amostra antes de direcioná-la ao laboratório deve-se mantê-la na geladeira).
*
As fezes coletadas deverão ser examinadas no mesmo dia ou, no máximo, dentro de 72 horas.
*
Testes realizados em nosso laboratório:
*
- Direto
- Sedimentação – HPJ - Método recomendado para pesquisas de ovos (principalmente ovos pesados) e cistos.
- Willis-Molloy - Utilizado principalmente para a pesquisa de ovos de ancilostomídeo, não indicado para pesquisa de ovos pesados.
- Faust (Sulfato de Zinco) - Utilizado para pesquisa de protozoários, ovos e larvas de helmintos.
- MacMaster (OPG) - Mede a intensidade parasitária em ovos por grama de fezes.
- Sangue Oculto (Meyer) – Esta determinação deve ser feita somente quando existe suspeita de hemorragia gastrointestinal onde o sangue não esteja presente macroscopicamente (a olho nú).
*
Carla F. Casagrande
CRMV-SP 17530